Imagem ilustrativa

Na hora de preparar aquele almoço ou jantar especial, alguns cuidados são fundamentais para garantir uma boa refeição e evitar surpresas desagradáveis. Para os amantes da culinária ou para os que se aventuram como cozinheiros de final de semana, é importante que tudo seja feito para proporcionar o máximo de prazer e satisfação.

Não é preciso ser um chefe de cozinha ou cozinheiro profissional para preparar um alimento de qualidade e saboroso. Para ajudar aqueles que adoram ir para o fogão preparar o almoço de Domingo ou aquela refeição para os amigos, selecionamos 5 dicas para essa tarefa:
  1. Lave bem os alimentos antes de prepará-los. Tenha certeza de que tudo esteja muito limpo. Em se tratando de frutas e legumes, o ideal é que sejam lavados com água filtrada ou fervida previamente, para evitar contaminações e garantir a qualidade da refeição.
  2. Lave bem os utensílios e vasilhames que serão utilizados na preparação dos alimentos. Verifique se não há vestígio de sabão ou sujeira nas panelas e talheres. Se possível deixe os talheres em água fervendo por alguns minutos após a lavagem.
  3. Verifique a validade dos alimentos, principalmente os enlatados. Sabe aquele molho de tomate que você sabe que tem na dispensa e pretende usá-lo na sua macarronada? Há quanto tempo ele está lá? Não custa nada conferir se ainda está dentro do prazo de validade. Afinal, ninguém quer estragar seu prato predileto e ainda correr o risco de prejudicar sua saúde e de sua família.
  4. Planeje suas ações antes de iniciar o trabalho. É comum algumas pessoas, principalmente as que não tem prática com tarefas de cozinha, ficarem perdidas durante o processo de preparação dos alimentos, justamente por não planejarem suas ações. Então quando precisam desta ou daquela panela, deste ou daquele talher, não sabe onde está, ou esqueceu de lavar, ou pior, não tem o vasilhame apropriado para aquela refeição. Evite imprevistos, planeje-se.
  5. Prefira alimentos de boa qualidade. Para saladas escolha sempre legumes e verduras frescas. Evite os legumes de fim de feira só porque estão em promoção, pois na maioria das vezes eles estão expostos há dias na banca e já perderam suas principais propriedades nutritivas. Quando o assunto é alimentação a qualidade deve vir antes da economia.
Esperamos que estas dicas possam lhe ajudar na hora de preparar sua refeição. Breve postaremos mais dicas para uma boa alimentação. Se você gostou destas dicas, compartilhe!


Marmitex

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Sua opinião pode influenciar pessoas.


-------------------------------------------------------------------------------------------------

INICIO  |  QUEM SOMOS  |  PARCERIAS  |  CONTATOS  POLÍTICA DE PRIVACIDADE